quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Para minha grande amiga

Ontem o dia não foi feliz.

O céu estava azul e o sol que não aparecia há tempos no verão carioca deu o ar da graça, mas ficou aquela tristeza pairando no ar. Acordei com o telefonema de uma grande amiga, daquelas que carregamos desde sempre e que faz parte de todas as nossas boas lembranças. Amiga com quem divido uma vida, muitas gargalhadas e também a maternidade, já que tivemos nossas filhas praticamente ao mesmo tempo. Pois foi com a notícia de que sua mãe havia partido que o meu dia, e pior, o dia dela começou.

Estava ciente da sua luta contra o câncer. Sem dúvida é esse o grande desafio da medicina, que apesar dos avanços, fica ali tantas vezes de mãos atadas diante da doença. E apesar de saber que ela enfrentava essa batalha, fiquei suspensa no ar com a notícia. Imaginei a minha amiga, minha idade, com uma filha da idade da Nina, agora sem sua mãe. Como num espelho, me imaginei sem a minha e não consegui avaliar o tamanho da dor dela.

Hoje, minha amiga, espero que seu caminho seja de muita luz. O da sua mãe tenho certeza que será, pois nenhuma pessoa reúne tantas demonstrações de carinho e afeto em sua despedida sem que tenha cumprido sua missão por aqui. Tenho certeza que para nós, filhos, a qualquer momento que isso aconteça, será sempre cedo demais. Por isso, tudo que posso te oferecer, e faço isso de peito aberto, é meu colo. Não é colo de mãe. Nunca será. Mas é recheado de amor e sentimentos bons. Posso te oferecer minhas risadas e imitações de pessoas famosas para distrair seus dias. Posso te fazer um cafuné e colocar nossas meninas para brincarem juntas, mas infelizmente não vou poder fazer a sua dor passar.

Hoje, sigo o conselho que você me deu ontem e deixo aqui registrado como amo minha mãe. Como ela faz parte de mim, como ilumina meu caminho e como está sempre, sempre ali quando eu preciso. Prometo demonstrar isso todos os dias, para que o tempo não se perca, pois ele não volta.

Espero também que você saiba que esse pequeno ser que habita sua casa e sua vida sentirá por você o mesmo que você sente pela sua mãe. Espero que você possa quantificar a importância e responsabilidade disso e daí se renovem suas forças e alegrias. Amo você amiga. Sempre.

2 comentários:

  1. Amiga... Sem palavras para seus post. Obrigada!
    Amo você demais! A dor, o vazio, a falta,o silencio tá tudo demais! Quantas vezes me desespero e choro até não ter mais lágrimas! O que eu mais temia na minha vida é o que está acontecendo agora! Mas é com o carinho e a amizade de vcs que vou conseguir superar essa fase! Mais uma vez muito obrigada por tudo! Bjs, Lu

    ResponderExcluir
  2. Triste demais. Fico sem saber o que falar, porque realmente eu não consigo imaginar o tamanho da dor da sua amiga. E por mais que a gente fale, a dor não diminui. Espero que ela supere esse momento tão triste e que fique bem. Beijos

    ResponderExcluir