sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O hematoma, o útero retroinvertido, a barriga e o caos.

Eu fiz umas promessas para a minha segunda gravidez. Fiz aqui neste mesmo bloguinho, em alguma postagem lá nos primórdios. Depois o segundo filho saiu dos meus planos, as coisas mudaram, o tempo passou, a vida seguiu, a Nina cresceu, vieram as férias, a Bahia e pimba! Segundinho na área.

Pausa.

Já tinha contado que o baby foi feito na Bahia? Naquela terra linda aonde o que chega nunca é o que você pediu? Na Bahia tudo pode, então ninguém se importa de receber um suco de graviola, quando você pediu melancia!

Despausa.

E como afinal uma pessoa engravida DUAS vezes sem planejar? Simples. Ela se chama Alice e não toma pílula. Mas tem a menstruação hiper regulada e conhece exatamente os seus dias férteis, mas aí... aí ela vai passar férias na Bahia... e quem? Quem em sã consciência, consulta o calendário na Bahia??? Mesmo assim, no dia, na hora H tive um clik "hoje não pode", mas pelo visto era tarde demais. Ainda avisei ao marido "Fizeste um bahianinho(a) hj". E ele CA-GOU para o meu sexto sentido e ainda riu. Não se pode dizer que eu não avisei.

Ocorre que fiz uma ultra bem precoce, antes mesmo de ir ao médico, porque não sabia quem seria meu médico, nem quando seria a consulta, mas já queria ir com o exame pronto. Claro, não deu pra ver nada além de um hematoma subcoriônico. Oi??? Sim, foi essa a minha cara para a moça do ultrassom. Oi??? "Não é grave, mas fale com o seu médico". Que médico minha filha? Não tenho médico ainda não, pensei. Pensei, mas não falei.

O que fazemos nessas horas? Ligamos para nossa mãe, claaaaro. Que no meu caso é médica, porém não obstetra. "Mãe, me arruma um médico aí porque tenho um hematoma sei lá o que, a moça do ultrassom falou". A resposta foi um "ah tá". Sem dar muito ibope. Coisas de mãe médica. Fiz então o que todos nós fazemos quando queremos saber alguma coisa: pesquisei no Google!

Pra que o ser humano faz essas coisa???

A recomendação era repouso, risco de aborto, coisa trash. Obedeci, enquanto aguardava meu médico e minha casa virou o CAOS na terra elevado a mil (soma aí: Eu, marido, Nina, Pietra, Jujuba, Fred and as festas). Mas ok, respirei e aceitei o caos. Repouso até a consulta, marcada para o próximo dia 10.

Mas o dia 10 tava demorando, mas tava demorando e a faxinha aqui em casa me chamando, aí pentelhei minha mãe, que pentelhou o médico (que ela conhece, claro) e fui lá encaixada dia desses fazer uma outra ultra e dar uma avaliada geral. Fui no Pedro Ernesto, hospital público aonde ele atende, porque no consultório ainda não tinha vaga. Fiz a melhor ultra da vida, com a imagem mais nítida que já tinha visto e lá estava a azeitona pulsante em minha barriga. O médico caaaaalmo, numa tranquilidade, disse que estava tudo certo, que havia sim um hematoma, mas que isso podia acontecer, era normal, não me proibiu de nada, mas me deixou evitando excessos (tenho uma dificuldade imensa em saber o que são excessos... mas como dia 10 vou no consultório, me informarei melhor).

Fora isso tá tudo de boa, tudo na calma, enjoos de leve, dores de cabeça chataaaas, um calor do capeta no Hell de Janeiro. Tudo na mais perfeita ordem ;)

Extras:

- Descobri que tenho o útero retroinvertido e que tal condição dificulta a gravidez. Oi???
- Quando me perguntam se já tenho barriga, tenho vontade de dizer que sim, tenho desde que eu nasci, rs. Mas o fato é que eu que sou dessas que incha muito quando vai ficar menstruada, quando engravida, esse estufamento vem e não vai mais embora não, fio. Logo tenho barriga sim. No auge das minhas quase 7 semanas de prenhez.
- Hematoma sub sei lá oq: é um acúmulo de sangue entre a parede do útero e o saco gestacional. Costuma ser reabsorvido, mas em alguns casos pode causar um aborto. É detectado através do exame de ultrassom. No meu caso não houve sangramento, mas algumas mulheres podem sim sangrar (isto eu aprendi nas minhas pesquisas, logo não é nenhuma informação médica, rs).
- Nina: para quem não vê a minha pequena há um ano, segue uma fotinho dela bem linda, bem loira, bem charmosa, fantasiada de Valente, o que ela de fato é. E tenho dito.




3 comentários:

  1. Que bom que tá tudo bem! Esse papo quase me assustou Alice! rs

    ResponderExcluir
  2. Gente, que coisa mais linda e loira a NinA ta!! E essa perfeição de foto? Alice, tu humilha muito! Hehehe que bom que ta tudo bem, que essa azeitona cresça em uma melancia bem forte!! ;)

    ResponderExcluir
  3. Lavínia tbm foi feita na Bahia, numa viagem de carnaval! :D
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir