sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Obrigada por tudo

Oi tia! Eu gostaria que você estivesse lendo esse post hoje. Não que eu não tenha tido tempo de te falar isso ao longo de toda minha vida, mas só para você saber que nada mudou.




Essa aí na foto com você é a Nina. Essa cara dela não é uma careta, é o seu sorriso para fotos! Você sempre ri quando a vê, mas não sei se você sabe que ela é minha filha. Quando você vinha com aquele papo de que já tinha cumprido a sua missão aqui na Terra e que era hora de partir eu sempre falava que você tinha que esperar para ver meus filhos melequentos correndo por aí. Você ria e achava que não ia dar tempo. Pois deu.

Durante a minha gravidez, você estava um pouco melhor do que hoje, mas já esquecida, e por isso sempre levava um susto ao ver minha barriga: "Você está grávida, Alice???" "Mas você casou???" "Quem é o pai???" E quando a Nina nasceu você a confundiu comigo algumas vezes (deve ser por conta da careca). Uma vez, enquanto ela corria pela sala, você me disse:

- Alice, pega essa Alice pequena que está correndo aí!

Tia, a minha Nina te chama de Bisa Uti! E ela sabe direitinho quem você é. Esse mês você completa 89 anos e talvez a Nina não te tenha aqui por muito tempo, mas vou fazer questão de ensinar a ela tudo que aprendi com você. Vou fazer questão que ela saiba tudo que você significou para mim e como você é parte presente e indissociável do que eu sou hoje.

Com você Rutina, aprendi a ler e escrever. E me diz: como eu poderia chegar até aqui sem esse primeiro passo? Com você aprendi a ser honesta e entendi que nem mesmo um chiclete numa loja de doces pode ser roubado. Nem por brincadeira. Lembra disso? Eu te contei e você foi lá devolver, sem brigar comigo, apenas explicando que era errado. Ainda me trouxe um saco de chicletes. Quando eu pedi para você não contar para ninguém, você respeitou e essa história ficou guardada conosco por anos e anos.

Com você aprendi que mimo é bom demais! Aprendi que discrição é uma ótima saída e que ser independente é muito importante. Sempre te admirei. Por ter trabalhado a vida toda, pela sua força, sua calma e sua ternura. Por me mostrar que família a gente carrega no peito. Por não me deixar dar pitis com a minha mãe nos rompantes de adolescência e por me ensinar que na vida tudo passa.

Tia Ruth, hoje quando te olho não sei você está mesmo ali. Mas guardo bem viva a sua lembrança dentro de mim. Em alguns momentos, sei que aquilo que sentimos uma pela outra é tão forte que ultrapassa até esses problemas físicos. Vejo isso quando você me olha nos olhos e sorri, lá dentro. Os outros podem não ver esse sorriso, mas eu vejo. Eu vi também, aquela risadinha de canto de boca que você deu com a minha cafungada no seu cangote. Nem adianta disfarçar!

Hoje quero te dizer mais uma vez um muito obrigada.

Quero te dizer que amo você.

Quero que saiba que você vai ser para sempre minha avó, tia-avó, mãe, amiga e companheira. E que já sinto sua falta. Vou sentir sempre. Mas é uma saudade boa, daquelas que só sentimos de pessoas que realmente fizeram a diferença.


7 comentários:

  1. Fiquei emocionada.

    A 'bisa Uti' vai estar dentro da Nina um pouquinho através das coisas que vc vai ensinar para a pequena e que aprendeu com a tia :)
    E das histórias que vc vai contar pra ela.

    Me faz lembrar minha bisa, minha vó Maria, que se foi quando eu tinha 16 anos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, como um texto pode mexer tanto com nossos sentimentos. Emocionei-me ao lê-lo. Não deixei as lágrimas caírem, achei melhor impedi-las... Não há demonstração de amor maior do que a gratidão. Talvez isso tudo tenha sido tão forte em mim por não ter recordações dos meus avós... os pedi muito cedo. Talvez por ver que em um mundo tão desorganizado as pessoas encontram tempo para agradecer àqueles que fizeram parte de sua vida e souberam, de uma maneira bem sutil, deixar marcado em nosso coração o seu trajeto aqui na Terra.
    Parabéns pela homenagem belíssima. Obrigada por reforçar que devemos todos os dias dizer a quem amamos o quanto eles são especiais para nós, afinal, não sabemos como será o amanhã, não sabemos se ouviremos o "eu te amo" ou se ele será dito através de um sorriso de canto de boca ou pelo brilho dos olhos...
    Bjs, Grazi

    ResponderExcluir
  3. Nossa amiga!! Nem tenho o que comentar... To me afogando em lágrimas aqui no trabalho!!!!
    As vezes perdemos tanto tempo com coisas fúteis que esquecemos de demonstrar nossos sentimentos... Ainda bem que vc teve tempo, na maioria das vezes só percebemos quando já é tarde!
    Amei seu post! Parabéns!
    Ainda em tempo... Love U!
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Sem palavras...choro descontrolado...sentimentos compartilhados. Lindo texto. Só de ler o título do post já sabia o que viria. Tb sinto muito falta da antiga Ruthinha. Te amo! Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Alice,
    Sigo seu blog a pouco mais de um mês, ainda não consegui ler o blog todo, mas estou lendo aos poucos e confesso que me divirto e me emociono... como me emocionei com o post "Obrigada por tudo", fiquei pensando nas minhas velhinhas, tias, tias-avós e principalmente na minha vó, que foi quem me criou e é com quem moro até hj, ela está com 79 anos e eu com 26 e as vezes me pergunto, será que ela vai estar aqui pra ver meus filhos? É bem por ai Alice, algumas pessoas realmente fazem a diferença... ahh claro, legal vc contar pra Nina quem ela é e o que ela representa na sua vida!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Louise, fiquei muito feliz com o seu comentário. Tia Ruth faz 90 esse ano. Espero mesmo que sua avó esteja aqui para ver seus filhos. Mas, se por acaso ela não estiver fisicamente, faça com que eles saibam o quanto ela foi importante pra sua vida e, principalmente, tente repassar para eles o que aprendeu com ela. Beijos mil

      Excluir
    2. Obrigada pela dica... com certeza meus fihos saberão a importância dela e vou repassar muitas coisas a eles... parabéns pelo Blog, beijos e se me permite um bjo na careca (quase não mais careca) da Nina, eu era careca qdo pequena tbm rsrsr!

      Excluir