sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Coca-cola

Eu não sou uma mãe super rígida na alimentação da Nina. Permito alguns desvios que considero importantes para a felicidade da infância (gostaram da justificativa para deixar minha pequena se lambuzar de brigadeiro em festinhas???).

Tenho lembranças deliciosas daquela espera pelo momento de comer um doce nas festinhas de aniversário. Mas a verdade é que essa expectativa só existia porque para mim comer doces não fazia parte da rotina, então eu sabia que não era uma coisa qualquer, corriqueira. Aqueles brigadeiros eram especiais (como se precisasse ter algo mais especial do que o sabor que já lhe é peculiar). Enfim, não proíbo a Nina de desfrutar desses momentos, mas durante a semana e em dias normais, ela mantém uma alimentação super regradinha, o cardápio da escola dela é ótimo, com muitas verduras, legumes, frutas, carne de soja e afins. A pequena devora tudo! Aliás, ela troca quase qualquer comida por uma banana (minha macaca albina!).

Mas, eu não sou tãããão liberal assim e de algumas coisas não abro mão, não arredo o pé, nem venha oferecer para minha filha. Coca-cola (vale para refris em geral) é a primeira da lista. Não pode e enquanto eu puder controlar, não vai poder. Sabe porque minha gente? Sou cocólatra. Viciada mesmo, chego a ter dor de cabeça nos dias em que não provo daquele líquido preto, gasoso, gelado e delicioso. Tenho nas minhas memórias mais remotas e felizes, vejam bem a gravidade da coisa, a lembrança de tomar coca-cola na mamadeira (valeu vó!). Aquele gás concentrado no bico, dando coceirinha no nariz... Preciso de tratamento já!

Pra piorar, nós só gostamos da zero. Aquela cheia de sódio e adoçante...

Sendo assim, dada minha paixão declarada pela coisa e do maridin também, Nina vai continuar sem saber o que é coca-cola. Ela até sabe, ela vê a garrafa e diz "Coca - Mamãe", sabe que ela não pode, mas sei que o ideal seria afastar a tentação lá de casa. Vou me empenhar, gente. Vou me empenhar.

Outros itens proibidíssimos, mesmo em festas, são balas, pirulitos, biscoitos amarelos, daqueles que minha mãe vetava na lancheira da escola, e biscoitos recheados. Biscoito recheado só vale se for aquele artesanal, com recheio de goiabada, esse até rola, mas aquele recheiozinho de gordura hidrogenada, nem pensar, ok? Essa parte vai ser mais fácil, porque esses itens nem entram lá em casa. Somos um casal guloso, mas essa não é a nossa praia..

Mas sabe o que Nina gosta mesmo??? Leite. Não é mais o meu, porque infelizmente a fonte aqui já secou, mas a bichinha passa o tempo todo me pedindo "eitinho". E todo dia é assim:

Abre o olho pela manhã: "Eitinho!"
Sai do banho: "Eitinho!"
Passa pela cozinha: "Eitinho!"
Avista a mamadeira na gaveta: "Eitinho!"

E aí dona Nestlé, dá para mandar um estoque de grátis lá para casa? Se puder só baixar o preço já fico feliz, ok? Porque a promoção de aniversário do Guanabara* não deu para encarar não. Tenho amor a minha sanidade(?) mental.

* Para quem não conhece, Guanabara é uma rede de supermercados que todo ano faz uma super promoção no mês de aniversário e, simplesmente, dá um nó no trânsito da cidade, além de oferecer aos consumidores momentos únicos de puxões de cabelo, gritaria e algazarra em seus corredores.


6 comentários:

  1. Meu pai diz que a primeira vez que tomei coca-cola eu cuspi e fiz cara feia.
    mas depois também viciei...
    Não dá pra ser muito xiita, quando eu vejo criança que não pode comer chocolate nem pipoca dá vontade de chorar!

    ResponderExcluir
  2. Adorei. Por aqui eu também sou viciadíssima em Coca Cola. Tomo uns 2 litros por dia sozinha se deixar. E eu também não vou oferecer pra Alice. Não enquanto eu puder controlar. Todo mundo fala que não tem problema, que quando ela for maior eu tenho que deixar. Mas não. Porque eu também fico pirada quando a Coca acaba e não é o que quero pra ela. Hunf! Beijos

    ResponderExcluir
  3. To com voce Alice...aqui em casa nada de refri e ja se vao quase quatro anos na boa!!:D E brigadeiro?? Hummmm brigadeiro ta liberado, ne...pq e so em festinha mesmo! Fico feliz em saber que a alimentacao das escolinhas no Brasil e decente...ja tirei o Johann de 2 escolas aqui, pq o almoco era baseado em nuggets e pizza (!) e eles se recusavam em dar o arroz com feijao que mandava pra crianca....nao a toa os niveis de obesidade sao alarmantes por nesse pais!! Beijinhos em voce e na Nina!

    ResponderExcluir
  4. Me senti a Nina na minha infância HAHAHHAHA Lá em casa, meus tios, avós e pais são viciados em coca (não serve outro refri, tem que ser coca) e, minha tia conta que quando eles iam tomar coca (nós pequenos com mais ou menos 3 anos), eles falavam em códigos: Me passe o liquido preto, por favor? ou Põe o liquido preto pra mim.. hahahahahaha Eles não podiam dizer o nome :D Hoje, parei de tomar coca radicalmente por conta da gravidez e amamentação. Se faz mal, não sei, mas acho melhor evitar né!? ^^

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  5. também adoro uma coca-cola! confesso! até já tomei a zero, mas agora tem que ser da normal, a vermelhinha e se for de garrafa de vidro então, tomo abençoando os americanos e o capitalismo (rá!).

    mas meus filhos não tomam e ponto final: nem coca, nem guaraná, nem h2o, nem nada! é bebida de adulto e ponto final. aqui em casa isso funciona com a mais velha (tenho sérias dúvidas sobre o caçula, mas vou me esforçar!!! juro!!!). eu xingo muito e ela não fala nem 'merda', tomo refri e ela não, como porcaria e ela não.

    quando ela me pergunta porque eu faço, digo que já estou "estragada", que não tem jeito, mas que vou protegê-la enquanto eu puder das substâncias nocivas deste mundo e ela aceita.

    já escrevi sobre isso ó: http://viciadosemcolo.blogspot.com/2011/01/coca-na-mamadeira-ou-as-fases-da.html

    beijoca

    ResponderExcluir
  6. Alice, estava lendo o teu post e estava vendo o maridex na minha frente. (não, ele não tá aqui, tá no parquinho com o Enry)
    Mas eu escuto todos os dias esse negócio de vício em coca! Vc só fez validar o que ele me conta! hahahaha
    Ele tbm lembra de tomar o liquido pretinho na mamadeira desde a mais tenra infancia, e tbm diz TODOS OS DIAS que precisa de tratamento.
    Já tentamos ficar sem comprar, mas não durou mais que uma semana vivendo só de suco. Ele chega a ficar meio irritado, acredita?

    Aqui eu proibi até os dois anos, depois o Enry começou a frequentar as festinhas infantis e acabou provando e GOSTANDO!
    Não tá liberado todo dia não. Mas finais de semana, eu perco feio na briga! hahahaha

    ResponderExcluir