quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Dica para NÃO leitura

No fim de semana fui dar uma volta com a Nina na pracinha. Ela queria comprar um livro e passou o caminho todo falando isso. Quando chegamos lá, antes de nos jogarmos na terra suja, no pula-pula e no escorrega, entramos na papelaria em busca de um livrinho legalzin para a pequena. Não eram muitas as opções, mas tinha uma estante com alguns exemplares, muitos de uma coleção chamada "Contos Clássicos", da editora FTD.

Eram aquelas historinhas que todo mundo conhece, ou acha que conhece: Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria... tentei escolher um outro, tinha um bem interessante com umas ilustrações lindas, mas Nina agarrou-se na Branca de Neve e não teve santo para fazer ela mudar de ideia. Voto vencido, catei a tal princesa e fui pagar, sem olhar o conteúdo do livro. Eu sei, podem me xingar agora.

Cara, o texto é pavoroso. A Nina não sabe ler e claro que não reproduzi para ela as atrocidades, mas mesmo assim ela ficou tão chocada com a cena final da bruxa, com os pés acorrentados, que desde então têm pesadelos e não dorme mais sozinha. Tá bom pra vocês?

Vou reproduzir duas partes, as piores, pra vocês sentirem drama:
"- Fuja, menina, fuja - disse ele.
Afinal, se ela ficasse na floresta seria devorada por animais ferozes, mas não teria sido ele a matá-la.
Na volta, o caçador matou uma corça e entregou o coração do animal para a rainha como se fosse o da princesa.
Satisfeita, ela mandou cozinhar o coração para comer."
"Num braseiro, os guardas aqueceram um par de sapatos de ferro, que a rainha foi obrigada a calçar. E ela teve que dançar com esses sapatos em brasa até morrer. Os jovens se casaram e puderam enfim ser felizes, sem temer mais nenhuma maldade da invejosa." 
Lógico, né gente, pensa bem: COMO o casalzinho poderia ter sido feliz para sempre sem antes ter torturado a rainha até a morte? Impossível, certamente.

Agora, cê jura que isso é um livro infantil? Eu concordo que os contos de fadas "clássicos" são mesmo trágicos e exagerados, mas convenhamos tchurminha, foi demais.

E o troféu nonsense vai para:


Imagem daqui.

3 comentários:

  1. Nossa! Até eu fiquei com medo!!! haha
    Sabe que muitos dos livros que ganhamos, eu sempre dou uma mudadinha no texto? Deixo mais suave tbm! Por que né?! hahahaha

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Jesus!!!!!!!!!!!!!

    Que horror!!!!!

    O da velhinha dançando em brasa até morrer foi o pior, credooooooo!!!!!!!!!!!

    Trofeu nonsense meeeesmmmooo!!!

    Ainda bem que vc deu essa dica, está anotada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Alice, acabei de conhecer o teu blog, estou lendo tudo e adorando!!!
    Bom quanto a historinha, a maioria dos "clássicos da Dinsney" são na verdade contos dos irmãos Grimm, porém adaptados para ficar mais "leves " para as crianças...
    Concordo que não são histórias infantis, por exemplo na Cinderela uma das irmãns corta os dedos para que o pé caiba no sapato, que mesmo assim contimua apertado e agora com muito sangue...kkk

    beijos

    ResponderExcluir