terça-feira, 15 de maio de 2012

O banho frio

Eu tenho trauma de banho frio. Não é medinho, não é frescura, é trauma. São problemas psicológicos sérios do meu eu interior.

Sendo assim, eu, que moro no Rio de Janeiro, debaixo desse calor da moléstia, SÓ tomo banho quente. Não é água morna, não é para quebrar o gelo, tem que ser quente. E tanto faz se estamos no inverno ou no verão, a água do banho tem que ferver.

Na praia não. Na praia gosto de água gelada, porque se não me sinto numa canja. Estranhei muito quando viajei para o nordeste e mergulhei naquele marzão morno, mas isso não tem nada a ver com o que quero falar.

Ocorre que, como tudo na vida, meu trauma de banho frio tem culpado. E a culpa é da mãe, claro. No caso, da minha mãe que, gentilmente, cortou a água quente lá de casa quando éramos pequenos. Todo mundo tinha que tomar banho frio, lá pelas cinco da manhã, antes de ir para a escola e também de noite, antes de dormir. No verão era mais suportável, mas no inverno, em Jacarepaguá, era desesperador.

"Vocês são alérgicos", ela dizia. Mas na minha cabeça era só um plano maquiavélico para fazer com que a gente tomasse gosto pela coisa, porque ela sempre adorou banho frio. Podia também ser uma forma de economizar luz e não atrasar a hora de sair de casa, pois veja bem a equação:

Chuveiro elétrico + Quatro crianças + Casa em Jacarepaguá + Colégio na Tijuca + Banho quente = ATRASO NA CERTA!

Mas troca aê esse banho quente por uma cachoeira de água gélida caindo pela sua cabecinha que recém abandonou o edredom quentinho lá na cama e duvido dê o dó que o banho dure mais do que 30s. Com tudo incluído: shampoo, condicionador e sabonete. Foi nessa época que entendi a importância do shampoo 2 em 1, porque ninguém na vida merece congelar o cérebro duas vezes seguidas debaixo de um chuveiro como aquele.

Quando tomávamos banho na casa da minha avó, era minha forra. Nem ligava a água fria, era só a quente e se mamãe brotasse no elevador, vovó que sabia das coisas vinha correndo me avisar e abria a porta do banheiro, para dar tempo de dissipar o fumacê provocado pela minha sauna, vulgo banho. Tudo antes que mamãe percebesse.

Enfim, todo esse lenga lenga não é para fazer queixa de mamis, porque já a perdoei por essa tortura falha. Na verdade é só para demonstrar minha frustração com uma filha que só toma banho frio. Gelado. De onde jizuis ela tirou essa ideia??? Não posso culpar mamãe pois há tempos ela religou o chuveiro elétrico em casa e nunca expôs a Nina aos seus testes. Mas o fato é que a garota não quer nem papo. Banho? Só se for frio.

Por isso nós NUNCA tomamos banho juntas. Banho é só com o papai que não tem traumas desse tipo.

Mas hoje, estávamos sozinhas, ela disse que queria tomar banho. Levei ela pro banheiro e perguntei:

- Posso ligar a água quente?
- Não. Gilado.

Preciso dizer que não entrei no box? Liguei o chuveiro, entreguei o baldinho para a pequena e só compareci no momento do sabonete. Mesmo assim o enxague ficou por conta dela que encheu o recipiente de uma água congelante e despejou na cabeça como se não fosse nada.

E está frio no Rio, tá? Ok, ok, meus parâmetros de frio não valem muito, mas estou em casa de casaco e meias me perguntando aonde foi que eu errei.

4 comentários:

  1. aaai Alice me diverto com seus posts!
    Eu adoro um banho quentinho, mas não ligo muito se estiver gelado viu! Agora a Lavinia é só quente, aguá gelada ela sai do banheiro =)

    beijão

    ResponderExcluir
  2. kkkk,.meu post hoje foi de banho tbm...Alanis gosta de quentinho tbm...
    tbm, nada melhor q um banho quentinhooooo...rsrs
    bjos
    perolasdealanis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh, eu não suporto banho frio... aliás, sou mto mais pro quente do que pro frio (e será por isso que adoro outono? Saio sempre tão agasalhada e quentinha... durmo tão coberta... é tão gostoso estar quentinha...).
    Eu não tomo banho frio nem na praia. Detesto. água tem que ser QUENTE. QUENTE de sauna mesmo. Adoro. A Laura não gosta, mas toma banho comigo e vai ter que se acostumar (apesar de eu saber que não faz bem, ela que se acostume e compremos bons hidratantes de bebês). Cobertas, muitas cobertas. Não durmo sem coberta nem no verão, eu preciso sentir o peso em cima de mim para dormir bem...
    Eu adoro tudo quente... sopas e caldos...
    Ai, obrigada outono!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, sou tipo tu... banho frio não molho nem o pé... haha o Dudu nesse lado me puxou, não é nem um pouco fã de banho frio... ainda bem... rsrs mas veja pelo lado bom, dizem que faz super bem pra saúde o banho frio... rsrs beijosss

    ResponderExcluir