quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A (nem tão) boa de garfo!



Quando Nina nasceu era um bebê loucamente esfomeado. Já nasceu com quase 4kg e mamava quando queria, o que significava TODA hora. Mamando de hora em hora, em média, e considerando que quando acabava de se deliciar com o leitinho da mamãe aqui (e de esfolar meus peitinhos de vez), tinha que colocar a pequena pra arrotar, ver a fralda, blá, blá, blá, me sobravam entre 20 e 30 minutos de descanso entre cada mamada. Com uns 15 dias de vida, meu peito já estava ótimo, nada de dor, tudo lindo e Nina foi ficando mais tranquila também, começou a espaçar mais e variava os horários. Dando entre duas e três horas de intervalo. Achei uma benção divina. Mesmo assim, era desesperada, quando agarrava o peito mamava como se não fosse a última vez na vida.

Quando ela provou a primeira fruta, banana, foi paixão à primeira vista. Ela tentou mamar a colher, mas logo entendeu do que se tratava. Com dentes desde os quatro meses, senti que a criança tinha nascido para comer! Com a papinha salgada foi mais complexo porque inicialmente ela NÃO gostou, cuspiu em mim e ficou P#@4 da vida por eu estar lhe oferecendo aquele trem. Isso durou algumas tentativas até que, de repente, ela se apaixonou pela coisa. Os segundos que eu levava para preparar uma colher eram motivo de choro, sempre. Ela queria tomar sopa na mamadeira, eu acho. Só para não interromper o fluxo.

Assim fomos nós, bem gulosas (mãe e filha), boas de garfo, comendo tudo e de tudo, sempre. Mesmo quando passamos para a comida de pedaços, ela encarou numa boa e NUNCA em sua agenda da escola veio marcada alguma opção diferente de "BEM" para as refeições (lá eles relacionam se a criança comeu bem, regular, pouco ou recusou).

De uns tempos para cá, no entanto, venho reparando que Nina não é muito chegada em carnes. Seja de frango, boi ou porco. Acho que rola uma preguiça de mastigar. Ela gosta de linguiça, já comprovei em churrascos e nas pizzas de calabresa, mas de resto sempre enrola e dá um jeito de não comer. Como não rola se jogar de corpo e alma nas linguiças, o negócio é picar tudo bem pequeno e misturar no feijão com arroz, que ela AMA. Ovo também vai bem e substituí a proteína da carne. Tomate está entre os favoritos e, em geral, ela não implica com os "verdinhos". Mesmo assim senti que ela começou a querer comer mais bobagens* (que eu evito bem e libero mais nos finais de semana. Mas, balas, pirulitos, refris e "Fandangos" nem que a vaca dance tango de salto alto, ok?) e anda dando uma enrolada na comida.

*Entre as bobagens que libero nos finais de semana estão a batata-frita, o chocolate e o doce de leite. Mas quem, quem em sã consciência, resiste ao trio?

De início fiquei preocupada com a diminuição no tamanho dos pratos dela, principalmente porque ela comia pratos de papinha do tamanho dos meus, mas depois parei e pensei que ela não cresce mais como antes (bebês engordam cerca de 1kg por mês e ganham centímetros como quem troca de roupa). Nina agora mais cresce do que engorda e mesmo assim mantem uma barriguinha saliente. Acho que é normal essa redução no prato, né? Ela come de acordo com as necessidades dela. De vez em quando faz uma manha e quer trocar o almoço por pipoca.*

*Mea culpa total. Diante do pezinho bichado, dos 39º de febre e da recusa em comer, tomar um leite ou qualquer coisa, deixei ela substituir o almoço por um balde de pipoca que devoramos juntas vendo Monstros S.A. (só para variar um pouco a programação).

Depois lembrei do meu irmão quando era criança. Do tempo que se gastava para ele comer três grãos de arroz e de como ele sofria na hora da comida. Era quase como mandar o menino pro castigo.

É, diante disso, acho que a redução do prato é pinto e Nina continua sim boa de garfo, ops, de colher!

Imagem daqui.



7 comentários:

  1. Quando eu nasci e em pequenina sempre comia de TUDO amava tudo, fruta, legumes, batata tudo, agora sou super difícil de comer XD
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Alice, acho que é por aí mesmo que vc falou no texto... eles não crescem como antes, não precisam dessa energia toda para engordar 1kg por mês, crescer 1cm por mês, né? Com quanto tempo a Nina está? 1 ano e meio, 2 anos? Fui ao pediatra esta semana, a Laura está com 14 meses, ele já me avisou que a quantidade de comida no prato (e engolida) se reduzirá muito - e por isso a necessidade de continuarmos indo ao pediatra a cada 3 meses, para o acompanhamento do peso, do crescimento e desenvolvimento -, mas que não era para eu achar estranho. Claro que nós, como mães, detestamos vê-los sem comer muito, especialmente qdo comia-se bem há alguns meses... eu entendo.

    E vamos que vamos, que está tudo bem, né? =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, Nina está com 2 anos. Seu comentário caiu como uma luva, porque estou mesmo devendo uma visita ao pediatra, rs! Dr. Pedro, já estou ligando pra marcar. Bjks

      Excluir
  3. Essa é uma fase em que os bebês comem menos mesmo. Tem textos, acho que do Gonzalez, circulando pela blogosfera mamífera que explicam isso bem direitinho. Não acho agora, mas qdo eu achar, volto e posto aqui pra vc.
    Putz, é parece que é sina materna essa coisa de comida, né? Eu vivo às voltas com isso também, só que Enzo ainda não curte muito as papinhas salgadas (já fruta...).
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natalie, adorei a dica! Vou buscar os textinhos já! Bjks

      Excluir
    2. Alice,
      tudo bem? Achei. O livro é Mi Niño No Me Come, do Gonzalez mesmo. Tem link pra ele aqui: http://demaeparamae.pt/forum/livro-download-mi-nino-me-come (download). Pra comprar mesmo é aqui: http://www.wook.pt/ficha/mi-nino-no-me-come-booket-/a/id/2406082
      No MMqD rolou um fórum interessante também, não sei se vc viu. De repente, ajuda: http://minhamaequedisse.com/forum/mi-nino-no-me-come/
      E tem esse link aqui, que mostra necessidade e comportamentos dos bebês por faixa etária. É da Pampers (sempre desconfio de marcas patrocinando informação), mas acho que vale uma olhada: http://www.pampers.com.br/pt_BR/parenting-articles/por-que-a-crianca-pequena-nao-quer-comer-e-o-que-voce-pode-fazer/1481
      bjos

      Excluir
    3. Não tinha visto esse fórum no MMqD. Nossa, estou bem tranquila agora, rs! Nina tem relutado de vez em quando, mas mesmo assim come e pelo que vi, faz parte. Vou dar uma olhada no livro tb. :)
      Bjks e obrigada!

      Excluir