segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O bolão de aniversário


Depois da festa de um ano da Nina, eu ouvi da minha tia um conselho porreta de bom:

- Festa de criança a gente só faz em ano ímpar, que é para dar tempo de esquecer o trabalho que deu!

Minha tia é do tempo em que festa de criança a gente fazia em casa, enrolava brigadeiro, organizava o trem todo e no fim das contas ficava com a bagunça para arrumar. Como decidi fazer igual, já que tenho ótimas lembranças das minhas festas caseiras, confesso que a frase caiu como uma luva pra mim. Eu estava exausta e pensei, de verdade, em só celebrar novamente quando Nina completasse três anos. Os dois anos passariam felizes com um bolinho em casa, brigadeiro de panela e uma vela elaborada para dar glamour à foto! Mas daí que são tantas festas lindas pela internet... daí que Nina já está tão esperta que vai curtir pacas a festinha... daí que é claro que a mamãezinha aqui não aguentou e no meio deste ano já estava completamente esquecida do trabalhinho micro que deu a festinha de um ano e super, ultra, hiper disposta para o segundo aniversário.

Desde então, sempre que vejo alguma coisinha que me agrade e que possa servir para a decoração da festa, eu compro. De modo que já estou com tudo praticamente pronto, ocupando um espaço que eu NÃO tenho em casa e ainda estamos em setembro. Com isso, confesso, que penso bastante na festinha e já até sonhei com a dita cuja porque a verdade é que adooooro fazer isso. Organizar, escolher as coisas, pensar no tema.... Foi por isso que dia desses andei me lembrando das festas que frequentei quando era criança e também das que rolaram lá em casa e gente, babem, tive até aniversário com direito a Branca de Neve e príncipe encantado devidamente paramentados. Ok, o príncipe era gay e, dizem as más línguas, arrastou uma asinha para papi, mas eu nem tomei conhecimento deste fato e curti cada segundo.

Aí me lembrei que o momento mais aguardado das festas não era a hora do parabéns e sim o momento de estourar o bolão de doces. Acho que não fazem mais isso nas festas o que é uma decisão muito acertada, afinal, idealiza:

Uma bola gigante de encher lotada de balas, chicletes, chocolate, alguns mini brinquedos. Posicionada em um local estratégico, com espaço para as crianças (de tamanhos diversos) se aboletarem em baixo da dita cuja e se prepararem para o momento exato dos doces voadores. 


Pode dar certo?

Pois bem, eu era super craque nisso. Me posicionava ali, no meio do empurra-empurra e atacava só os chicletes (que mami não me deixava comer). Enchia as duas mãos de muitas porcarias proibidas e saía feliz da vida. Mas confesso que quando a tal bola estourava o troço ficava muito levemente violento e a criançada se jogava de peito no chão, pra ver quem agarrava mais guloseimas e podiam sim ocorrer muitos alguns atritos, cotoveladas e tombos.

A mini Alice achava isso o máximo, mas definitivamente estou ficando velha, só pode. Ontem revendo Tropa de Elite confesso que achei bem parecida a cena das crianças atacando as balas com a galera catando a comida do chão no treinamento do Bope.

Doida? Cê acha? Ahhh, eu sou mãe, né? Mãe tem todo direito de ficar meio pancada, maluca e neurótica depois que o filho nasce, não pode?

Na festa da Nina bolão jamais!

2 comentários:

  1. Cara Alice,


    Aqui em BsB, existe ainda o costume de em festas em casas com jardins se colocar o tal "bolão", só que as crianças são maiorzinhas, oque pra mim fazem um estrago maior rsrs...Mas também tem outra coisa muito interessante , "O HOMEM BALA" kkk...Contrata-se um coitado que vem vestido com um sobretudo e neste vem colado MILHARES de balas e em um momento da festa a criançada tem que correr atrás do moço e derruba-lo para conseguir pegar as gulosemas, o que causa claro, uma cena no mínimo pitoresca.Beijos pra Alice.Camila.

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice, sei direitinhoo que vc está passando. Eu fico vendo essas festinhas lindas na momysfera e acabei sendo contagiada tbm. Mas esse ano, será a primeira vez que vou por a mão na massa de verdade, nos dois aniversários anteriores eu sempre comprava tudo feito, tudo prontinho..
    Dessa vez fui numa mini aula de biscuit e aprendei várias receitinhas de docinhos e bolos!
    Me empolguei! hahahaha
    E esse balões faziam a maior algazarra nas festas infantis da minha época tbm.. ainda bem que não temos mais isso nas festinhas! haha
    beijos

    ResponderExcluir